* COMO CUIDAR DE SEU GATO NO INVERNO


O inverno chegou, e por mais que vivamos em um país tropical, aqui também pode fazer muito frio. E mesmo que os nossos amigos peludos tenham um casaco de pêlos lindo, fofo, espesso e natural, eles também podem sofrer as consequências das baixas temperaturas.
enrolados
Primeiramente, evite deixar a sua casa com muitas correntes de ar. Mesmo eles adorando ficar sentados à janela, procure mantê-las fechadas. Uma opção é tentar colocar uma caminha (casinhas altas, empilhar caixas, empurrar estantes) à altura da janela que ele mais gosta, sempre muito quentinha (com cobertores), para que ele possa continuar apreciando a vista, mas sem passar frio.
bythewindow
Deixe cobertores espalhados pela casa, principalmente nos lugares em que eles mais gostam de dormir. Cobrir as “tocas” da casa (caixas de transporte, caixas, etc) também deixa o esconderijo mais quentinho para eles.
E o cuidado deve ser redobrado com os filhotes! Eles têm menor capacidade de manter a temperatura corporal do que os adultos, principalmente quando são muito bebês.
cat hiding
Agora, mais importante do que protegê-los contra as baixas temperaturas, está este grandessíssimo problema: os gatos ficam muito preguiçosos no frio. Se nós temos dificuldade em levantar da cama pela manhã, no inverno, imagina eles, que tem a opção de permanecer debaixo das cobertas até quando quiserem?
O que acontece, é que é exatamente nessa época do ano em que nós, veterinários, atendemos mais gatos com problemas urinários! Desde gatos com uma simples cistite (inflamação na bexiga que faz com que eles façam xixi mais vezes, em pouca quantidade, às vezes com sangue), até machos com obstrução no pênis por pedrinhas que vieram da bexiga (eles sentem muita dor, e ficam um tempão na caixinha de areia tentando fazer xixi, sem conseguir – e isso é uma emergência!). Conversaremos mais a fundo sobre essas doenças mais pra frente.
sick cat
Isso acontece porque pelo fato deles ficarem mais preguiçosos, acabam bebendo menos água (o que deixa a urina mais concentrada) e fazendo menos xixi (o que faz com que a urina fique parada na bexiga por mais tempo). Esses dois fatores são os grandes vilões das doenças urinárias em gatos, de modo geral. Urina mais concentrada e mais tempo parada na bexiga, faz com que as chances de haver formação de cálculos (pedras), proliferação de bactérias e inflamação da bexiga, aumentem consideravelmente!
Então, mais importante do que se preocupar com manter seu gatinho aquecido no inverno, é se preocupar com o tanto de água que ele bebe, e com a quantidade de vezes que vai fazer xixi! Inclusive, para gatos, esse cuidado deve ser tomado durante toda a vidinha deles, mas no inverno o cuidado é redobrado, tudo bem?
warm cat
Pra isso, há ações simples para serem feitas:
  1. Procure espalhar potes de água pela casa, principalmente perto de onde eles costumam dormir;
  2. Deixe as caixas de areia mais próximas dos lugares em que eles ficam;
  3. Ofereça ração úmida (sachês e patês)! Elas contém 80% de água em sua composição, e são as nossas maiores aliadas contra as doenças urinárias. Pode oferecer 1, até mesmo 2 sachês inteiros para eles, por dia! E não se assuste caso ele pare de tomar água. Eles realmente tomam muito pouco quando se alimentam de ração úmida, isso é normal e não é um problema, já que os sachês e patês têm bastante água, ok?
wet food
Não se preocupem em colocar roupinhas nos gatos. Se você seguir as minhas dicas para mantê-los aquecidos, a roupinha não só não faz muita diferença, como eles odeiam! Claro que há gatos que não se importam, e até gostam, mas são exceções. Não precisamos estressar nossos amigos, lembrem-se que eles têm um casaco natural e permanente!


Faça agora o CURSO INTENSIVO  “Como cuidar de Gatos”, onde Alexandre Rossi fornecerá uma visão ampla dos comportamentos naturais dos gatos, incluindo a interpretação dos seus sinais comunicativos e a afetividade felina. Aprenda como garantir que os gatos convivam bem com outros animais na mesma casa, identificando e solucionando as ocorrências. 
INSCREVA-SE AQUI e receba as 14 AULAS imperdíveis!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...